Década de 80

Exagero nas formas

Os anos 1980 foram a década do glamour, poder e consumo. As formas eram exageradas como os ombros largos e as peças folgadas. Assim se vestiam os yuppies (young urban professional), jovens profissionais que tinham o trabalho como religião.

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Mulheres ícones

Mulheres dos anos 80 no exterior 

Brooke Shields

Modelo e atriz desde criança. Foi garota propaganda do jeans Calvin Klein, em 1980, e estrelou o filme Lagoa Azul.

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Lady Di

Diana casou-se em 1981. Por seus trabalhos filantrópicos e ajuda a países carentes, ficou conhecida como a Princesa do Povo.

 

Madonna

Em 1983, lançou seu primeiro álbum e alcançou a fama. É a cara da mulher dos anos 1980, ambiciosa e profissional que conquistou o mundo.

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Kim Basinger

Modelo e atriz, ficou famosa pelo filme 9 1/2 Semanas de Amor, que estreou em 1986, com Mickey Rourke.

 

Mulheres dos anos 80 no Brasil 

Luiza Brunet

Foi a primeira modelo exclusiva de uma marca, a Dijon, do segmento de jeans. Sua beleza representa a mulher brasileira.

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Bruna Lombardi

Escritora, modelo e atriz. Em 1985 foi o jagunço Diadorim, o personagem mais marcante da minissérie global Grande Sertão: Veredas.

 

Xuxa

Foi namorada do Pelé, modelo e apresentadora de programa infantil. Seu figurino junto às Paquitas fez história nos anos 1980.

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Maitê Proença

A atriz ficou famosa ao aparecer nua na novela de época Dona Beija, em 1986. Hoje também é escritora.

Peças e looks

Ombros marcados

Beatriz Segall era Odete Roitman na novela Vale Tudo, 1988.80_1_peca1

 

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Ombreiras com enchimento garantiam a forma exagerada para os ombros. E o corte de cabelo tipo cogumelo

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Padrões masculinos, risca-de-giz e pied-de-poule nos blazers com ombreiras e acinturados. Lenços nos bolsos.

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Gola alta em camisas e vestidos. Terno com gravata.

 Moda jovem

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 A tecnologia avança com os primeiros computadores. A moda acompanha. Aparelhos eletrônicos como walkman, videocassete, fax, secretária eletrônica, micro-ondas chegam nas casas brasileiras.

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Moda Jovem unissex, jaqueta em náilon acolchoado e jeans claro.

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Em 1984 surge no Brasil o movimento Diretas-Já!

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Macacão, jeans com stretch, short boxer, calça baggy.

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 Estampas e geometrias.

 

 

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 1985, I Rock’n’Rio, a Banda Blitz e outras atrações nacionais e internacionais se apresentaram no Rio de Janeiro. 

 

 

 

Ostentação

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Elza Schiaparelli criou em 1937 o Pink Shocking (rosa-choque)…

 

 …cores vivas, como o rosa, são identidade dos anos 1980 e viram capa de MANEQUIM. Tecidos nobres – cetim, seda, organza, tafetá, georgettes, rendas, adamascados, botões dourados e paetês, lantejoulas, brilho, joias e glamour.

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Aparição do cometa Halley, visível a olho nu em 1986.

Muito brilho: vestidos de paêtes, luvas de cetim e escarpins metálicos.

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Crepe georgette delicado, renda com tafetá furta-cor e babados em organza.

Silhueta alongada

Para o look longilíneo, os blazers e as saias são compridos.

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Acessórios

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Christiane Torloni usa brincos geométricos e coloridos.

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Escarpim é a grande moda.

Fusô

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Alças presas sob os pés, inspirada nas calças dos esquiadores de neve. 

Legging

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O preto é sempre combinado com alguma outra cor. Legging e peças amplas, vestido com mangas morcego, camisão e capa. 

Bermuda cintura alta

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Cós alto em tecidos como linho e seda.

Saia balonê

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Saia balonê usada com spencer.
Longos vestidos usados com túnica Nehru. 

Macacão

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Macacão de ombros marcados usado com escarpim ou botas caubói. 

Lingerie

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Calcinha de modelagem alta ou bem cavada (asa-delta) e body de elastano.

 

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Em 1987, é criado o primeiro curso de graduação em moda na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

 

Influências

Novo romântico

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1981: casamento do príncipe Charles com Lady Di. Continuidade do estilo novo romântico iniciado no final dos anos 1970 no seu vestido de noiva.

 

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Golas exageradas em babados, frufrus e laços.

  

 

Gola rendada e joias.

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Vestido de organza com busto plissado.

Vestido de um ombro só de tafetá com babados e lantejoulas.

 

Culto ao corpo

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Cresce o número de academias, a moda é cuidar do corpo. Nos EUA, Olívia Newton John com sua polaina.

Biquínis e maiôs em listras e detalhes em viés coloridos. Os tecidos: malha 100% algodão, tecido atoalhado e elastano.

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Beleza

 A maquiagem destaca os olhos e os lábios: batom vermelho. Sempre!

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Os cabelos armados, exuberantes com curvas definidas e usados no alto da cabeça.

Maquiagem colorida: rosa, lilás, azul, verde.

Sombra nas pálpebras, em degradê esfumaçado, máscaras para os cílios e batom no mesmo tom.

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 Cabelos curtíssimos, picotados ou usados com gel.

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Estilistas

Ney Galvão:

roupa de acordo com estilo e corpo

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Estilista baiano começou nos anos 1970 fazendo moda para o corpo da mulher brasileira. Nos anos 1980, substituiu Clodovil no programa TV Mulher, da Rede Globo. A piscada de olho e “um cheiro” eram a sua marca registrada. Agia como consultor já falando em biotipos e estilo.

 

Formam-se grupos de moda pelo Brasil

Para unir forças e divulgar o trabalho para o público e a mídia.

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1978: Grupo Moda Rio

Belui (Luis de Freitas, Beth Brício, Teresa Gureg, Jo & Co (José Augusto Bicalho), Moda Rica (Marco Rica), Blu-Blu (Marília Valls), La Bagagerie (Sônia Mureb), Suka (Suely Sampaio), Movie (Ana Gasparini).

 

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1980: Núcleo Paulista de Moda

Alcides, Aquarela (Ana e Jorge Kauffman), Armazém (Alba Noschese), Cia Ltda, Decan Deux, (Décio Xavier), G (Glória Coelho), Huis Clos (Clô Orozco), Le Truc, Rose Benedetti, Tricotage e Zoomp.

 

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1982: Grupo Mineiro de Moda

Patachou (Tereza Santos), Comédia, Art-Man, Art-I-Manha, Bárbarela Bela, Straccio, Eliana Queiroz, Allegra, Frizon, Pitti e Renato Loureiro.

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 1986: Grupo São Paulo

As marcas paulistas Armazém, Fórum (Tufi Duek), Zoomp, Tráfico, Nesa César, T. Machione e Giovanna Baby.

Gloria Coelho:

moda japonesa, arquitetura e sonho

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Em 1974, Gloria Coelho inicia a sua carreira influenciada pelo japonismo. Sobreposição de peças, o uso de roupas que não marcam as silhuetas e formas da arquitetura são suas inspirações. Glória busca a perfeição do corte em suas peças. Suas marcas são G e Carlota Joakina, para um público mais jovem.

Reinaldo Lourenço:

mulher rock romântica

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Começou a fazer moda aos 15 anos, estudou no Studio Berçot, em Paris, trabalhou com Costanza Pascolato e Gloria Coelho. Em 1984, lançou sua marca com uma linha de roupas femininas elegantes e contemporâneas. Seu conceito de moda tem uma atitude rock com espírito romântico. Reinaldo mistura culturas diferentes e o vintage com o atual, sempre com com originalidade e novos materiais.

Huis Clos:

conforto e design

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A marca de Clô Orozco tem mais de 30 anos. Sua base é clássica, mas sempre pontuada por peças contemporâneas, em tecidos nobres e em modelagens que dão liberdade total ao corpo. Além da Huis Clos, ela também tem as grifes Clô Orozco e Maria Garcia. A Huis Clos tem lojas em São Paulo, vende em multimarcas pelo Brasil e no exterior. Desde o verão 2008, quem assina as coleções da Huis Clos é a estilista Sara Kawasaki, ex-assistente de Clô Orozco.

Zoomp:

jeans com modelagem brasileira

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Renato Kerlahkian fundou a Zoomp no início dos anos 1970. Marca de vanguarda, influenciou a trajetória da moda contemporânea brasileira, impulsionando o segmento de jeanswear no país. Nos anos 1980, a etiqueta que traz um raio amarelo, virou objeto de desejo de jovens – jeans, roupas e acessórios.

Forum:

sensualidade da mulher brasileira

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A marca de Tufi Duek foi criada em 1981. Urbana e cosmopolita explora o segmento de jeanswear masculino e feminino. A cultura brasileira é inspiração: o calçadão do Rio de Janeiro, o cinema novo, o Pantanal, Dona Flor, o romance de Jorge Amado. O resultado dessa mistura é sempre sensual como a mulher brasileira.

Conrado Segreto:

glamour retrô

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Considerado o enfant-terrible de São Paulo. Seu estilo tinha glamour e influência dos anos 1950 e 1960. Suas coleções traziam vestidos longos, conjuntos com casaquinhos curtos, redingote e rosa com preto. Estourou com um desfile no Museu do Ipiranga, em 1990, mostrando sua proposta vanguardista para uma alta-costura jovem. Morreu aos 32 anos, em 1992, deixando um legado de quatro memoráveis desfiles.

Jun Nakao:

poesia e desejo em roupas de papel

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Ex-aluno de Marie Rucki, construiu sua carreira na década de 1990. Já no século 21, em 2004, o estilista apresentou no São Paulo Fashion Week delicados modelos de papel vegetal, construídos em mais de 700 horas de trabalho que foram rasgados no final da apresentação pelas modelos.

Walter Rodrigues:

pesquisa e tecnologia

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Reconhecido dentro e fora do Brasil por suas peças de luxo e bem-acabadas. Seus vestidos fluidos e longilíneos têm inspiração nas silhuetas dos anos 1930 e na cultura oriental. Hoje focaliza seu trabalho na pesquisa de novos materiais têxteis. Suas roupas são desenvolvidas pela técnica de moulage, o que lhe propicia formas bem estudadas, volumes e movimentos que redesenham o corpo feminino.

Published in: on 17 de setembro de 2009 at 8:35  Comentários (1)  

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Um ComentárioDeixe um comentário

  1. maravilhoso bem resumido e atraente


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